Série Amazônia Brasileira

Vol.4 – Territórios: Metrópoles na floresta

Neste quarto volume da Série Amazônia Brasileira – perspectivas territoriais integradas e visão de futuro, chegamos à importante discussão sobre os aspectos urbanos das principais cidades do território da Amazônia Legal. 

 

A partir da leitura de “Territórios: Metrópoles na floresta”, você vai conhecer mais sobre as cidades da Amazônia, um território impactado por um processo de urbanização rápido, recente, pujante e complexo, além de problemático em diversos aspectos.


Traremos também um olhar sobre as populações e territórios das capitais amazônicas, observando indicadores específicos. E, na seção Vozes da Amazônia, contamos com as análises de dois autores que enriquecem nosso conteúdo com perspectivas internas das duas metrópoles amazônicas: Manaus e Belém.


O Volume 4 da Série Amazônia Brasileira é uma excelente oportunidade de aprendizado, troca de experiências e de fomento à inovação socioambiental em torno dos principais desafios, oportunidades e caminhos possíveis para a construção e alcance de uma visão de futuro sustentável para a Amazônia e o Brasil.

O que abordamos no Volume 4 da série: 


  • Territórios – metrópoles na floresta: questões envolvendo demografia, saneamento, violência e muito mais;
  • As capitais da Amazônia;
  • Zona Franca de Manaus: modelo econômico, desenvolvimento e sustentabilidade;
  • Vozes da Amazônia.

Baixe agora mesmo o seu exemplar!

Preencha o formulário abaixo

Ao longo dospróximos 3 volumes, seguiremos debatendo os territórios e desafios amazônicos, percorrendo sua história de ocupaçãoe as diferentes configurações territoriais atuais, resultantes dos erros e acertos das decisões que orientam a gestão deste território vasto e complexo. 

 

Neste caminho, nos propomos a conhecer mais sobre a Amazônia antropizada, o arco do desmatamento, a Amazônia conservada e as metrópoles amazônicas para, em seguida, nos aproximarmos do ecossistema de inovação que orienta novos paradigmas para a sustentabilidade e o desenvolvimento: a ideia da bioeconomia, as alternativas para uma pecuária sustentável e as oportunidades de restauração produtiva como caminhos possíveis para um novo cenário regional e global.

Acreditamos que a conservação da Amazônia é possível, mas que sua construção demanda ações além dos limites governamentais. O envolvimento da sociedade, da iniciativa privada e de organizações não governamentais é fundamental.

O Centro de Estudos da Synergia

A série é a primeira produção do recém-criado Centro de Estudos Synergia, cujo objetivo é atuar como núcleo de inteligência e conexão de conhecimentos para difusão de conceitos e trocas de saberes relevantes à sociedade.


Conheça os/as especialistas que integram a série:

Mario Vasconcellos

Coordenador de Projetos

e Líder do Centro de Estudos Synergia

Lia Lutz Kroeff

Coordenadora de Projetos

Daniel Santos

Consultor em Análise de Dados Ambientais

Gabriela Goulart

Especialista em Gestão Socioambiental

Sobre a Synergia

Com 17 anos de atuação na integração de ações voltadas para o planejamento, execução e gerenciamento de projetos socioambientais, somos hoje uma das consultorias líderes de mercado. 


A Synergia oferece soluções personalizadas, pensadas para atender aos anseios dos clientes, dos setores público e privado, e às necessidades das comunidades nas áreas de gestão e prevenção de crises, relações territoriais, desenvolvimento social e gestão do conhecimento.  

Realização:

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.