Série Amazônia Brasileira

Vol.3 – Territórios: Área Conservada

Este volume dá sequência às discussões iniciadas nos dois volumes anteriores. Tendo debatido os territórios de ocupação consolidada e arco do desmatamento, voltamos aqui nosso olhar e atenção à Amazônia que resiste: às áreas de floresta, às áreas conservadas e aos diferentes povos que historicamente habitam e transformam este territórioPara isso, observamos as diferentes territorialidades da Amazônia conservada, como as terras indígenas, quilombolas, as unidades de conservação e as áreas públicas não destinadas. Debatemos também o caráter intrinsicamente socioambiental do território amazônico, onde sociedade e natureza se interconectam em um processo histórico de construção do espaço. 


Assim, ao falar sobre a Amazônia conservada, chama-se a atenção à necessidade de se desvelar as perspectivas dos povos que historicamente a habitam, pois a construção de uma visão de futuro sustentável para a Amazônia deve, necessariamente, incluir as narrativas daqueles que, junto com as florestas, formam o complexo território Amazônico. 

 

O que estamos abordando no Volume 3 da série: 

  • Amazônia conservada;
  • Territorialidades da Amazônia conservada: Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Áreas Quilombolas e Áreas públicas não destinadas;
  •  Serviços ecossistêmicos da floresta;
  • Vozes da Amazônia.

Baixe agora mesmo o seu exemplar!

Preencha o formulário abaixo

Ao longo dos próximos 4 volumes, seguiremos debatendo os territórios e desafios amazônicos, percorrendo sua história de ocupação e as diferentes configurações territoriais atuais, resultantes dos erros e acertos das decisões que orientam a gestão deste território vasto e complexo. 

 

Neste caminho, nos propomos a conhecer mais sobre a Amazônia antropizada, o arco do desmatamento, a Amazônia conservada e as metrópoles amazônicas para, em seguida, nos aproximarmos do ecossistema de inovação que orienta novos paradigmas para a sustentabilidade e o desenvolvimento: a ideia da bioeconomia, as alternativas para uma pecuária sustentável e as oportunidades de restauração produtiva como caminhos possíveis para um novo cenário regional e global.

Acreditamos que a conservação da Amazônia é possível, mas que sua construção demanda ações além dos limites governamentais. O envolvimento da sociedade, da iniciativa privada e de organizações não governamentais é fundamental.

O Centro de Estudos da Synergia

A série é a primeira produção do recém-criado Centro de Estudos Synergia, cujo objetivo é atuar como núcleo de inteligência e conexão de conhecimentos para difusão de conceitos e trocas de saberes relevantes à sociedade.

Sobre a Synergia

Com 16 anos de atuação na integração de ações voltadas para o planejamento, execução e gerenciamento de projetos socioambientais, somos hoje uma das consultorias líderes de mercado. 


A Synergia oferece soluções personalizadas, pensadas para atender aos anseios dos clientes, dos setores público e privado, e às necessidades das comunidades nas áreas de gestão e prevenção de crises, relações territoriais, desenvolvimento social e gestão do conhecimento.  

Conheça os especialistas que integram a série

Mario Vasconcellos

Coordenador de Projetos

e Líder do Centro de Estudos Synergia

Lia Lutz Kroeff

Coordenadora de Projetos

Daniel Santos

Consultor em Análise de Dados Ambientais

Gabriela Goulart

Especialista em Gestão Socioambiental

Realização:

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.