Série Amazônia Brasileira

Perspectivas territoriais integradas e visão de futuro

No cenário global 2020-2030, a materialização da mudança do clima, e os decorrentes desafios de adaptação e mitigação, constituem o aspecto central nas discussões e propostas para o desenvolvimento. As necessidades urgentes de conservação dos biomas e serviços ecossistêmicos para manutenção do clima amigável colocam a Amazônia no centro do debate socioambiental global.


Neste cenário, as reduções das emissões atmosféricas associadas ao desmatamento são uma prioridade urgente para o Brasil, bem como a formulação de alternativas e inovações que viabilizem compatibilizar esta redução com a melhoria da qualidade de vida dos mais de 30 milhões de Brasileiros que vivem na Amazônia legal.


Para contribuir com este importante debate, reunimos o conhecimento de nossas equipes, construído ao longo de mais de 10 anos de atuação em diversos projetos no território amazônico, bem como nossas dúvidas e inquietações, para construir aSérie Amazônia Brasileira: Perspectivas territoriais integradas e visão de futuro.

Receba a série completa, de acordo com

o lançamento dos volumes!

Preencha o formulário abaixo

No 1° volume, visamos localizar e problematizar as questões e desafios socioambientais centrais da Amazônia, ao longo de sua história e na atualidade, além de propor um olhar para o futuro. 


Ao longo dos próximos 6 volumes adentraremos com mais profundidade nos territórios e desafios amazônicos, percorrendo sua história de ocupação e as diferentes configurações territoriais atuais, resultantes dos erros e acertos das decisões que orientam a gestão deste território vasto e complexo.


Neste caminho, nos propomos a conhecer mais sobre a Amazônia antropizada, o arco do desmatamento, a Amazônia conservada e as metrópoles amazônicas para, em seguida, nos aproximarmos do ecossistema de inovação que orienta novos paradigmas para a sustentabilidade e o desenvolvimento: a revolução da bioeconomia, as alternativas para uma pecuária sustentável e as oportunidades de restauração produtiva como caminhos possíveis para um novo cenário regional e global.

Acreditamos que a conservação da Amazônia é possível, mas que sua construção demanda ações além dos limites governamentais. O envolvimento da sociedade, da iniciativa privada e de organizações não governamentais é fundamental.

O Centro de Estudos da Synergia

A série é a primeira produção do recém-criado Centro de Estudos Synergia, cujo objetivo é atuar como núcleo de inteligência e conexão de conhecimentos para difusão de conceitos e trocas de saberes relevantes à sociedade.

Sobre a Synergia

Com 16 anos de atuação na integração de ações voltadas para o planejamento, execução e gerenciamento de projetos socioambientais, somos hoje uma das consultoras líderes de mercado. A Synergia oferece soluções personalizadas, pensadas para atender aos anseios dos clientes, dos setores público e privado, e às necessidades das comunidades nas áreas de mediação de conflitos, relações territoriais, desenvolvimento social e gestão do conhecimento. 

Conheça os especialistas que idealizaram a série

Mario Vasconcellos

Coordenador de Projetos

e Líder do Centro de Estudos Synergia

Lia Lutz Kroeff

Coordenadora de Projetos

Gabriela Goulart

Especialista em Gestão Socioambiental

Realização:

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.